Acesso restrito: Alunos, Pais e Funcionários

Esqueci minha senha

(11) 2076-9999

História

Em 1926, por sugestão de Dom Manhofro, Monge Beneditino, que no Alto da Mooca, periferia naquela época, se fundasse uma escola tendo como objetivo principal a educação de acordo com os princípios evangélicos e cristãos.

Esta fundação exigiu de suas pioneiras grandes desafios. Foram ajudadas por benfeitores alemães e paulistas. O Senhor as abençoou. Em pouco tempo já contavam com um grande número de alunos inscritos.

O prédio novo foi inaugurado em 12 de junho de 1927, com uma bonita festa popular, concertos, jogos, foguetes, etc. A princípio funcionou uma escola primária, um curso complementar e jardim de infância. As Irmãs viajavam da escola Santo Adalberto (na rua Conselheiro Crispiniano - atual Cine Marrocos) para a Mooca, a pé e parte de bonde. Fizeram este percurso por 13 anos.

Como não havia Igreja Paroquial, as missas eram celebradas numa das salas de aula do Colégio e isto trazia muita alegria para as Irmãs e para a comunidade do Bairro da Mooca. No dia 26 de agosto de 1927, foi concedida a autorização para o funcionamento da Escola Santa Catarina. A obra a óleo, de Jesus no Horto das Oliveiras, que veio da escola Santo Adalberto conserva-se até hoje no pátio da escola.

Em fins de 1940, foi construída a casa para moradia das Irmãs; agora em 2017 o Colégio Santa Catarina continua desenvolvendo uma filosofia de vida cristã procurando dar aos alunos uma educação integral para conduzirem suas vidas à luz da fé cristã e alicerçada nos princípios evangélicos da ética, da cidadania e da justiça. O Colégio completa 90 anos de existência e a exemplo de Regina Protmann, fundadora da Congregação das Irmãs de Santa Catarina, continua crescendo em sua identidade vocacional de educar na fé cristã, crianças e jovens de ontem, de hoje e de amanhã.